Sabará é uma cidade bem perto de Belo Horizonte e sempre que vou lá há algum detalhe a mais, algum segredo a ser descoberto!
Com a companhia do Guia de Turismo Ademir Simões, que foi motivo de uma outra postagem aqui no blog, sempre fica muito melhor o entendimento sobre história, sobre a cultura local.
E esta postagem é sobre a Igreja do Ó, que na verdade tem o nome de Capela de Nossa Senhora do Ó e é datada de 1717.
"É considerada uma das mais ricas representações do barroco de Minas. De fachada singela seu interior chama a atenção pela riqueza da talha, da primeira fase do barroco, estilo Nacional Português. Apresenta influência chinesa na arquitetura e na decoração interna." - nota do folheto informativo da Prefeitura Municipal de Sabará.
Um detalhe muito interessante é o por quê do nome "Igreja do Ó"... e o guia Ademir, em sua magnífica aula de história no interior da igreja, nos explica que este nome veio do som das antífonas entoadas durante os cultos, precedidas da expressão "Ó...", que originou a devoção a Nossa Senhora do Ó.
- Foto: Viajar Excursões
- Foto: internet
- Foto: internet
- Foto: internet
Na praça da igreja são vendidos produtos de jabuticaba, que caracterizam a gastronomia local. Geleias, vinhos, cachaça, doces... impossível ir embora sem experimentar estas delícias!
- Foto: Viajar Excursões
- Foto: Viajar Excursões
Obs: Por não ser permitido fotografar dentro da igreja, retirei imagens da internet para ilustrar minha postagem.
Por Barbara Freitas
Viajar Excursões Culturais: Fb.com/barbarafreitasviajar/
Comentários
Postar um comentário