Pular para o conteúdo principal

RESENDE COSTA - FEITO A MÃO


O artesão pega delicadamente a linha e a agulha. 
Prega no tecido cru retalhos floridos.
Faz o arremate perfeito.
Sua obra prima está pronta.
Das suas mãos abençoadas
Seu trabalho é o seu pão.



O artesão é sensível.
Vê o belo onde a vista alcança.
Faz uma aliança
entre o concreto e o abstrato.
O concreto é peça pronta, moldada.
O abstrato é sentimento que gera, é o olhar que vê.



O artesão é transformador.
Transforma com sua arte
o ambiente em que faz parte!
Transforma e forma 
singelas vontades
simples desejos
sucintos detalhes
e enfeita o ser!



Estivemos mais uma vez em Resende Costa e Prados (26/11/16), cidadezinhas próximas à São João Del Rei e que vivem da produção e venda de artesanatos. E são os melhores artesanatos. Bem típicos de Minas...

Estas cidades guardam desde a época do Ciclo do Ouro a forma de produção inicial. Peça a peça, fio a fio, talha a talha... e elas vão surgindo tão iguais e tão diferentes que é impossível levar uma só.

De tapetes, colchas e paninhos para compor a mesa até peças em madeira e metal para decoração da casa e do jardim. Tudo muito rústico. Tudo tão casual que sempre nos faz retornar!






ARTESANATO, POR QUÊ?


Vejam as respostas das nossas clientes maravilhosas que, como eu, nunca se cansam desse ciclo de cidades artesãs...

"Porque artesanato é uma grande terapia, gera renda para as famílias e divulga a cultura do nosso país. Adoro!!!" 
Edna Barbosa



"É arte! É lindo!"
Luciene Alves Oliveira



"Sempre fui fascinada com artesanato!!! A criatividade destes artistas é inesgotável!!! A riqueza de detalhes, a perfeição do acabamento sempre me inspiram neste mundo fantástico que é o artesanato. Volto dos passeios com a cabeça fervilhando de ideias... Adoro viagens com foco em cultura... Que venha a próxima..."
Isabel Cristina



"Porque o artesanato é uma coisa fascinante! Cada coisa tão linda feita pelas mãos de pessoas com tanto amor e carinho que nos mostra como nosso país é rico em cultura. Parabéns a todos os artesãos, hoje minha casa ficou mais alegre com tantas coisas feitas pelas mãos dessas pessoas. Obrigada a todos os artesãos e que Deus abençoe suas mãos e inteligência!"
Rita de Cássia Oliveira



"Eu 'artesanato' porque tenho imensa necessidade de criar. Tenho artesanato de outras pessoas porque tenho necessidade de enfeitar a vida com a criação alheia. Amo artesanato!"
Maria Luiza Ganzaroli



"Porque são únicos. Um trabalho manual pode até ser parecido com o outro, mas nunca igual. É a paixão e o amor doado pelo artesão. Eu amo artesanato!"
Juliana Lopes Vieira de Souza




Com a certeza de que visitaremos mais e mais cidades artesãs... meu agradecimento a todas vocês, clientes Viajar e também a você que nos acompanha no singelo Blog!



















































CRÉDITOS:

VIAJAR EXCURSÕES CULTURAIS
Saídas de Prudente de Morais e Sete Lagoas
e-mail: brfamaral@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Preto: A casa do pai de Aleijadinho

Foi assim que fui apresentada à esta casa! Um casarão de mais de 300 anos de existência. Foi residência de Manoel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho. Os visitantes podem degustar a Cachaça Safra Barroca, curtida embaixo da terra, e em um barril de madeira doce.  É vendida em variados tamanhos e tipos de recipientes. O que mais me chamou a atenção foi a garrada maciça esculpida em pedra semi preciosa Jade, que custa cerca de 1500 reais o litro.  Fotos e relato da viagem de 27/05/18. Viajar Excursões Culturais Estamos no Facebook: https://www.facebook.com/barbarafreitasviajar/ Nossa agenda: http://viajarbfproximasparadas.blogspot.com.br/ Barbara Freitas (31) 998195707 Entre em contato e venha viajar com a gente! Saídas de Prudente de Morais e Sete Lagoas / MG.

Ouro Preto: Onde Aleijadinho foi enterrado?

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu e foi sepultado em Ouro Preto, Minas Gerais. Cidade que conheço um pouco e possui, para mim, a mais rica arquitetura da Estrada Real. Mas onde Aleijadinho foi enterrado? Primeiro é bom lembrar que, naquela época, era bastante comum sepultar pessoas importantes para a sociedade, dentro das igrejas.  Na construção do século 18, conhecida popularmente como Matriz de Antônio Dias, mas seu nome oficial é Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Aleijadinho foi enterrado. Ele faleceu em 1814, está sepultado neste templo, sob o altar de Nossa Senhora da Boa Morte.   Fotos e relato da viagem de 27/05/18. Viajar Excursões Culturais Estamos no Facebook: https://www.facebook.com/barbarafreitasviajar/ Nossa agenda: http://viajarbfproximasparadas.blogspot.com.br/ Barbara Freitas (31) 998195707 Entre em contato e venha viajar com a gente! Saídas de Prudente de Morais e Sete Lagoas / MG....

Diamantina: Da Janela Lateral!

E foi lá, em Diamantina que escolhemos para comemorar nossos vinte e três anos de "tudo junto"...  São 23 anos de namoro e casamento... momentos e muita história para contar. Eu e ele... ele e eu! Durante o dia, as cores generosas... E foi bem no Mercado Velho, durante uma apresentação de banda local, que eu ouvi uma música linda, já conhecida por mim, mas nunca havia refletido sobre sua letra. "Paisagem da Janela", música de Fernando Brant e melodia de Lô Borges, ganhou o cenário nacional na voz de Milton Nascimento. Algumas pessoas dizem que Fernando Brant se inspirou nas paisagens de Diamantina para escrever esta letra. Outros dizem que em uma entrevista ele disse que falava da janela do seu quarto em Belo Horizonte... Bom... na internet há os que defendem as duas hipóteses. Mas a verdade é que, se inspirando ou não em Diamantina, a letra e a melodia tam bém falam de lá... "mas isso é tão normal"! ...